O gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunicou à Polícia Civil a ocorrência de uma manifestação de apologia ao nazismo em uma sala de aula no campus de Florianópolis. No início da manhã desta segunda-feira, 13 de novembro, profissionais da limpeza encontraram uma cadeira escolar com um símbolo nazista e uma mensagem política escritas com caneta esferográfica em uma das salas do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

A Universidade encaminhou também fotografias e outros elementos probatórios à Delegacia de Repressão ao Racismo e Delitos de Intolerância (DRRDI) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic). Ao mesmo tempo, a Secretaria de Segurança Institucional (SSI) está em busca de imagens que possam ajudar a identificar o(s) autor(es) da manifestação.

Em relação ao ocorrido, o Centro de Ciências Jurídicas publicou em seu site o seguinte comunicado:

“Mantendo o nosso compromisso com a transparência e com o combate às situações de violência e de violação de direitos humanos no nosso centro, informamos que, no início da manhã de hoje, foi encontrada na sala 205, bloco E, do nosso prédio, uma cadeira escolar com a inscrição de um símbolo nazista (a suástica), feita com caneta esferográfica.

Ao tomar ciência do fato, a Direção tirou foto da cadeira dentro da sala de aula e recolheu o material para um local seguro, com o objetivo de preservar elementos para possível identificação dos responsáveis por esta ação.

Já comunicamos o fato ao Chefe de Segurança da UFSC e abrimos uma solicitação digital, informando o evento ao Gabinete da Reitoria, anexando os elementos de prova que dispomos no momento e requisitando a adoção das providências cabíveis para a sua apuração.

Repudiamos, com veemência, qualquer tipo de apologia a ideologias que pregam o ódio, o antissemitismo, o racismo, a violência ou qualquer outra forma de violação da dignidade humana, acompanharemos atentamente o desenrolar das investigações e iniciaremos, em breve, ações voltadas a prevenção destes episódios em nosso centro.”

O texto é da Agência de Comunicação da UFSC

Saiba mais: “UFSC Antirracista e Antinazista” 

O teor da “mensagem política” não foi divulgado.