A advocacia do Oeste catarinense recebeu nesta segunda-feira (12) mais uma grande conquista: a inauguração da nova sede administrativa da Subseção de Chapecó. A entrega foi realizada pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio; pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti; pelo vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn; e pela presidente da Subseção, Maria Tereza Zandavalli.

A inauguração da nova sede atende um pleito antigo e necessário da advocacia local, já que a Subseção de Chapecó estava no mesmo imóvel desde 1997. Na época, o local acolhia 218 advogados que militavam na Subseção. Hoje, 28 anos depois, a Subseção contempla 2.502 advogados cadastrados, sendo necessário um novo local para atender às necessidades da classe, que vem crescendo de forma expressiva.

“Esse é um sonho de muitos anos atrás, de várias pessoas. Como somos mulheres de fé, eu e Maria Tereza hoje, tivemos a oportunidade de poder estar abrindo as portas para nossa advocacia, não só para a Subseção de Chapecó, mas para todo o Oeste catarinese. Hoje, nós não estamos falando da construção em si, mas, sim, sobre pessoas. Isso é o que mais importa nessa nossa vivência do dia a dia: passarmos, deixarmos um legado e um dia sermos lembrados, não por conquistas, mas sim pelo bem que nós podemos fazer aos outros e as outras, esse é o grande legado”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.

“A inauguração dessa sede só foi possível porque todos e todas vocês tiveram a coragem e ousadia de sonhar. Agora, celebramos essa vitória como parte dos avanços coletivos e significativos da gestão “OAB de portas abertas”. As presidentes Cláudia Prudêncio e Maria Tereza merecem o reconhecimento de toda a advocacia nacional. A altivez e brilhantismo com que conduzem a Seccional de Santa Catarina e a Subseção de Chapecó nos orgulha e nos inspira”, salientou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

“Esse momento de inauguração marca e registra algo que é muito característico deste grupo que está hoje à frente da Ordem dos Advogados do Brasil, que é realizar, entregar, inovar e mais uma vez, inaugurar. Assim tem sido, desde a gestão do Paulo Brincas até a gestão de Cláudia Prudêncio, fazendo com que a advocacia catarinense possa cada vez mais ser honrada e dignificada”, reiterou o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn.

“O sonho de tantos anos está aqui. Visível, concreto, monumental e acessível a todos que cerram fileiras na advocacia regional. É uma conquista histórica, e o que passa na cabeça de todos que compartilharam desse sonho é um filme delicado, de luta, persistência e de dedicação. A história não dá saltos, ela caminha e vivemos hoje um momento de comemoração, alicerçado no trabalho de incontáveis colegas que se dedicaram à Instituição, ao longo dos mais de 50 anos de história da OAB Subseção de Chapecó”, ressaltou a presidente da Subseção de Chapecó, Maria Tereza Zandavalli.

Na ocasião, foi inaugurado também o Escritório Compartilhado CAASC, colocando à disposição dos advogados e das advogadas da região um ambiente de trabalho adequado para melhor atender às demandas da profissão. O local conta com aparelho para realização de videoconferências, além de estações de trabalho equipadas com computadores.

“Quero agradecer a todos os ex-presidentes desta Casa, que também, de alguma forma, contribuíram e muito para que hoje, nós estejamos aqui reunidos, vendo a concretização deste sonho. Esse espaço maravilhoso, moderno, destinado a fortalecer a atuação e os valores que regem a nossa profissão. Local para compartilhar conhecimento, debater ideias, encontrar soluções para os desafios da nossa profissão e da nossa tão querida OAB. Que possamos continuar trabalhando juntos”, afirmou o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Juliano Mandelli.

A nova estrutura

A Sede inaugurada tem o total de 1.041,67m² e conta com ampla recepção com espaço integrado entre OAB e CAASC; secretaria; sala de reuniões de diretoria; auditório com capacidade para 120 pessoas, divisível em três ambientes independentes, com áudio e vídeo individual; espaço social equipado para 30 pessoas, com churrasqueira; 17 vagas de garagem; espaço CAASC; escritório compartilhado; duas salas de audiências equipadas para uso mediante reserva; banheiros com acessibilidade nos dois pisos; banheiro com trocador de fraldas.

Nova agência do Sicoob Advocacia

A sede da Subseção de Chapecó abrigará também uma nova agência do Sicoob Advocacia, que também foi inaugurada nesta segunda-feira (12). O Sicoob Advocacia é uma instituição financeira cooperativa especializada em atender a advocacia, filiada ao sistema SICOOB, regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

“Hoje, inaugura-se, também, a nova sede do Sicoob Advocacia. Vejo aqui algumas centenas de cooperados que muito bem representam os 1147 cooperados do Grande Oeste, que integram nossa agência aqui de Chapecó”, ressaltou o vice-presidente do Sicoob Advocacia, Fábio Kunz da Silveira.

Galeria de ex-presidentes

Ainda durante a noite (12), foi realizada a reinauguração da galeria de ex-presidentes da Subseção, com o descerramento da placa do ex-presidente da Subseção de Chapecó e atual secretário-adjunto da OAB Santa Catarina, Thiago Degasperin.

Compuseram a mesa diretiva: o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti; o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn; a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio; a presidente da Subseção de Chapecó, Maria Tereza Zandavali Lima; a desembargadora Bettina Maria Maresch de Mourão, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina; o prefeito de Chapecó, João Rodrigues; o representante da Câmara Municipal de Chapecó, Wilson Cidrão; o juiz do Trabalho Carlos Frederico Florianópolis Carneiro, representando o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12° Região; o promotor de Justiça Júlio Locatelli, representando o procurador-geral de Justiça; a conselheira federal pela OAB/SC, Rejane Sanchez; o coordenador nacional de interiorização da advocacia, João de Deud Quirino Filho; o vice-presidente da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza; a secretária-geral da OAB/SC, Maria Teresinha Erbs; o secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin; a tesoureira-adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen; o vice-presidente do Sicoob Advocacia, Fábio Kunz da Silveira; os conselheiros seccionais da OAB/SC, Ricardo Antônio Cavalli, Rudimar Roberto Bortolotto, e Sarah Martelli Bresciani; o vice-presidente da Subseção de Chapecó, José Jacir Victovoski; o secretário-geral da Subseção de Chapecó, Arthur Losekann; o secretário-geral adjunto da Subseção de Chapecó, Guilherme de Oliveira Matos; a tesoureira da Subseção de Chapecó, Mônica Foscarin Barela.

O texto e a foto são da Assessoria de Comunicação da OAB/SC