O Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC) lança hoje (09/2) um ambicioso programa de inovação aberta junto com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) para aprimorar seus processos internos e atender ainda melhor à sociedade catarinense.

Com a crescente demanda por soluções mais ágeis e eficientes, o MPSC reconhece a importância de inovar em suas práticas e processos. O Programa de Inovação Aberta é uma iniciativa inédita no âmbito do Ministério Público brasileiro e busca fomentar a colaboração entre a instituição e a comunidade de tecnologia e inovação.

O objetivo é identificar soluções inovadoras que possam ser aplicadas aos desafios enfrentados pelo MPSC, a partir da troca de ideias com especialistas, empresas e sociedade. A iniciativa também prevê a criação de um ecossistema de inovação aberta, que permita a evolução contínua da instituição e aprimoramento de suas atividades.

A abertura a novas ideias e soluções traz vantagens não só para o Ministério Público, mas também para o Estado, que verá melhorias em seus serviços e atendimento. Além disso, o programa representa uma oportunidade para empresas e profissionais da área de tecnologia e inovação colaborarem para o desenvolvimento de soluções impactantes.

Os interessados já podem se inscrever na página do MPSC, no LinkLab da ACATE, local que conecta soluções das startups aos desafios internos e de mercado das grandes empresas, de modo a fomentar o processo de inovação destas e gerar às startups uma importante oportunidade de acelerar sua participação neste meio.

O MPSC abordará tanto desafios para melhorar a sua prestação de serviços – dos quais dois já estão no ar: assessor digital e aplicativo para aprimorar o acompanhamento dos processos –, mas também demandas voltadas para a sociedade catarinense, a fim de que a tecnologia impacte diretamente a vida do cidadão. Registra-se que, neste primeiro ciclo, o enfoque será na área da saúde e da educação.

Portanto, em um momento de transformações digitais e mudanças aceleradas, o Ministério Público de Santa Catarina dá um importante passo para se modernizar e proporcionar uma entrega ainda mais eficiente à sociedade. O lançamento do Programa de Inovação Aberta com a ACATE marca uma nova era para a instituição e traz esperança de um futuro ainda mais justo e célere para o cidadão catarinense.

Luciano Naschenweng é SubProcurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)
email: subPlan@mpsc.mp.br

  • artigo publicado originalmente no Jornal Notícias do Dia