Foto: Liziane Lima

Depois de quase 30 anos, Santa Catarina tem um representante na diretoria da OAB Nacional. O ex-presidente da OAB/SC, Rafael Horn (2019/2021), conselheiro federal por Santa Catarina, foi eleito na noite desta segunda-feira (31/1) para o cargo de vice-presidente da OAB Nacional. A nova diretoria, que concorreu em chapa única, foi eleita pelo Conselho Federal da OAB, em sessão que teve início às 19h, e terá como presidente no próximo triênio o advogado amazonense Beto Simonetti. A posse administrativa está marcada para a manhã desta terça-feira (1°/2), às 9h, na sede da OAB em Brasília (DF).

Com o mote “OAB de Portas Abertas”, a chapa foi registrada com o apoio de 26 Seccionais da OAB. “É uma grande honra ser o primeiro advogado catarinense a estar na vice-presidência da OAB Nacional e uma enorme responsabilidade representar, ao lado de Beto Simonetti, a advocacia nacional, num momento em que ainda atravessamos uma crise sanitária e precisamos de uma OAB forte, apartidária, que esteja conectada com a classe e, principalmente, com a sociedade civil”, afirma Horn.

Na OAB/SC Rafael Horn já exerceu os cargos de secretário-geral (2007/2009), tesoureiro (2016/2018) e a presidência da Seccional de 2019 a 2021, além de já ter sido eleito conselheiro federal por Santa Catarina no treino 2010/2012. No fim do ano passado encerrou uma gestão considerada inovadora, que enfrentou com êxito os efeitos da pandemia e elegeu sua sucessora, a primeira mulher a assumir a presidência da OAB/SC, a advogada Cláudia Prudêncio, numa expressiva vitória, com uma vantagem de quase 4.500 votos sobre o segundo colocado e com repercussão nacional.

Confira a nova diretoria da OAB Nacional:

  • Presidente: José Alberto Simonetti, atual secretário-geral do CFOAB
  • Vice-presidente: Rafael Horn, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB/SC
  • Secretária-geral: Sayury Silva de Otoni, eleita conselheira federal pelo Espírito Santo
  • Secretária-geral adjunta: Milena da Gama Fernandes Canto, eleita conselheira federal pelo Rio Grande do Norte
  • Tesoureiro: Leonardo Pio da Silva Campos, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB/MT