Foto: Isis Lacombe/OAB-SC

“A advocacia catarinense pode ter certeza de que já somos o futuro. Esse time acordará todos os dias certo de que iremos cumprir cada um dos compromissos firmados com os nossos colegas de profissão”, afirmou a advogada Cláudia Prudêncio ao assumir a presidência da OAB Santa Catarina na tarde deste sábado (1º), dia em que a instituição completou 89 anos.

O céu ensolarado de Florianópolis abrilhantou a cerimônia de posse da nova diretoria da OAB/SC, a qual reuniu no primeiro dia deste ano dezenas de advogados e advogadas na sede da Seccional. Cláudia Prudêncio é a primeira mulher eleita para presidir a Seção da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina e estará à frente da entidade máxima da classe ao longo do próximo triênio (2022/2024).

“Vamos dar seguimento ao trabalho que fez da OAB Santa Catarina a casa da advocacia. Serei presidente de mulheres e de homens de Ordem, pois somos uma família que acolhe e cuida de todos, sem qualquer distinção”, reafirmou Cláudia.

A nova presidente da OAB/SC ainda agradeceu a confiança e a dedicação dos ex-dirigentes, em prol dos advogados e das advogadas no decorrer dos últimos anos, na pessoa do membro honorário vitalício e conselheiro federal da Seccional catarinense Rafael Horn. Cláudia destacou que “a gestão foi heroica em meio à crise sanitária mais grave da história recente da humanidade”.

O ex-presidente Maurício Voos avaliou as recentes realizações promovidas pela OAB/SC como um marco na história da instituição. “Fomos pioneiros em diversos aspectos, deixando um legado de inovação e inclusividade para os profissionais catarinenses. Tenho certeza que o excelente trabalho realizado se estenderá por mais três anos, com a presidência da Cláudia Prudêncio na Seccional e a presença do Rafael Horn no Conselho Federal da OAB”, declarou Voos.

“O esforço coletivo empenhado durante esses três anos será muito bem preservado, agora sob a liderança da Cláudia Prudêncio, porque somos um time com propósitos claros e objetivos de facilitar e valorizar cada vez mais a advocacia de Santa Catarina. A propósito, já cumprimos com o nosso o compromisso firmado de manter o congelamento da anuidade e antecipar o desconto aos jovens advogados e advogadas catarinenses, os quais passam a pagar o menor valor do Sul do país”, salientou Horn.

Novos dirigentes

Na tarde deste sábado (1º), também foram realizadas as cerimônias de posse em gabinete dos novos integrantes da diretoria da OAB Santa Catarina: o vice-presidente, Eduardo de Mello e Souza; a secretária-geral, Teresinha Erbs; o secretário-geral adjunto, Thiago Degasperin; o tesoureiro, Rafael Búrigo; e a tesoureira-adjunta, Caroline Rasmussen.

A advogada Fernanda Sell assumiu a Diretoria da Escola Superior de Advocacia (ESA/SC) e o ex-tesoureiro da OAB/SC Juliano Mandelli assumiu a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC). A posse solene dos novos dirigentes está marcada para o dia 18 de fevereiro.

“É preciso destacar a sinergia demonstrada por todos os diretores do Sistema OAB/SC. Pelos colegas e pelas colegas que estiveram à frente da Seccional, da CAASC, da ESA. No último triênio, mostramos a força e o significado do termo Sistema OAB/SC. Começamos de mãos dadas e de mãos dadas vamos seguir”, asseverou Mandelli.

Sobre a nova presidente da OAB Santa Catarina

Advogada formada pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil – Campus Torres-RS, Cláudia da Silva Prudêncio é especializada em Direito Societário e Empresarial no Instituto de Pesquisas e Estudos Jurídicos – IPEJ; professora da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, leciona Direito Empresarial; ex-conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de SC – gestão 2013/2015; ex-secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de SC – gestão 2016/2018; ex-membra da Comissão Nacional da Mulher Advogada – gestão 2016/2018; membra da Comissão Estadual de Direito Empresarial da OAB/SC; membra da Comissão Estadual da Mulher Advogada – Seccional de SC. Atualmente, Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina – gestão 2019/2021; professora permanente da ESA – Escola Superior da Advocacia; professora de pós-graduação na FUNDASC – Fundação dos Administradores de Santa Catarina, sócia fundadora do escritório PRUDÊNCIO, BERNARDES E MALUF ADVOGADOS, advogada militante nas áreas de Direito Societário, Contratos e Contencioso, Direito Consumerista, Imobiliário e Trabalhista.

O texto e a foto são da Assessoria de Comunicação da OAB/SC