De forma inédita, a OAB/SC transmitirá ao vivo nesta sexta-feira e sábado (28 e 29/5), pelo canal da entidade no YouTube, as próximas etapas no processo de indicação para a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional.

Nesta sexta, a partir das 9h, serão julgados os recursos e impugnações às candidaturas inscritas. No sábado, a partir das 8h30, serão realizadas as sabatinas com os candidatos e, logo depois, ocorrerá a votação no âmbito do Conselho Pleno para a escolha de 12 nomes.

Há 23 candidatos inscritos e pela primeira vez estas etapas serão transmitidas ao vivo e a advocacia de todo o Estado poderá votar. Após a escolha de 12 nomes pelo Pleno, na segunda quinzena de junho a OAB/SC realizará votação eletrônica com participação de toda a advocacia para a definição da lista sêxtupla que será encaminhada ao TJSC. A eleição ocorrerá por sistema criptografado e auditado pelo Laboratório de Segurança em Computação da UFSC.

“Todo o processo está sendo conduzido de forma inclusiva, democrática, transparente e com toda a legalidade e lisura necessárias”, destaca o presidente da Seccional, Rafael Horn.

Dentre os 23 candidatos que concorrem, cinco são de Blumenau, quatro da Capital, três de Tubarão, dois de Joinville, um de Balneário Camboriú, um de Chapecó, um de Criciúma, um de Joaçaba, um de Lages, um de Maravilha, um de Pinhalzinho, um de São José e um de Timbó. Para a sabatina, neste sábado, cada um deles terá 5 minutos para se apresentar e durante mais 15 minutos responderá perguntas formuladas pelos conselheiros estaduais.

Com a lista sêxtupla da OAB/SC formada, caberá ao Tribunal de Justiça escolher três nomes, que serão levados para escolha do Governador do Estado, que tem a competência legal para fazer a nomeação do novo desembargador.

O texto é da Assessoria de Comunicação da OAB/SC