Garantir o adequado atendimento à advocacia, que é a porta-voz da cidadania. Após assegurar a implantação do Balcão Virtual no TRT12 e no TJSC, agora foi a vez do TRF4 anunciar a medida, que atende determinação do CNJ, acolhendo pleito da OAB/SC.

“Nossa principal missão é garantir que o advogado, que é representante legal do cidadão, seja efetivamente atendido, garantindo assim o acesso à Justiça. É nosso dever zelar por esse direito fundamental e o Balcão Virtual vem nessa esteira para assegurar aquele importante atendimento pelos servidores que antes eram nos balcões dos Foros e agora no ambiente virtual”, sinalizou o presidente da OAB/SC, Rafael Horn.

Assim, conforme o Provimento nº 102/2021 da Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região, a partir do dia 20/03 o atendimento on-line será organizado por meio de fila virtual e realizado em dias úteis, das 13h às 18h. Além disso, o Balcão Virtual coexiste com as outras modalidades de atendimento, presenciais e virtuais, que podem ser acessadas pelos canais informados nos sítios eletrônicos do Tribunal e das Seções Judiciárias (endereço, e-mail, telefone ou WhatsApp).

O que muda com a criação do Balcão Virtual?

A medida, já regulamentada pelo CNJ, por meio da Resolução n. 372, é uma espécie de atendimento imediato pelas serventias judiciais via chat, on-line, sem necessidade de prévio agendamento, para garantir o ágil atendimento da advocacia. A ferramenta é um pleito da OAB/SC atendido pelo CNJ.

O texto é da Assessoria de Comunicação da OAB/SC