A advocacia já tem data para utilizar o Balcão Virtual nas Comarcas de Florianópolis e Joinville: 22 de março. Após a sinalização da Justiça Trabalhista no sentido de implantar o sistema para a próxima segunda-feira (15/03), agora foi a vez do TJSC anunciar a data em que o pleito da Seccional entrará em funcionamento. Inicialmente o programa será instalado nas 64 Comarcas de Joinville e Florianópolis e posteriormente ampliado para todo Estado.

Em reunião com a Presidência do Tribunal nesta quinta-feira (11/03), o presidente licenciado, Rafael Horn – representando a presidente em exercício, Luciane Mortari, junto ao secretário-geral, Eduardo de Mello e Souza – saudou o pronto atendimento a uma importante demanda da advocacia catarinense.

“A advocacia terá agilidade no acesso às serventias da Justiça Estadual, sem agendamento, permitindo tratar da tramitação dos processos e trazer mais uma opção de contato on-line com o Sistema de Justiça neste crítico momento da pandemia. O Balcão já iniciará o funcionamento nas Comarcas em que há mais advogados e volume de processos”, reforçou Horn.

Além disso, neste período em que os atendimentos presenciais estão suspensos na Justiça Estadual, os advogados também contam com outro importante serviço para agendar despachos com a magistratura estadual: as Centrais de Atendimento Eletrônico do Primeiro e Segundo Graus de Jurisdição , que foram implantadas após intensa interlocução da Seccional catarinense.
Para acessar o sistema clique neste link.

O que muda com a criação do Balcão Virtual?

A medida, já regulamentada pelo CNJ, por meio da Resolução n. 372, é uma espécie de atendimento imediato pelas serventias judiciais via chat, on-line, sem necessidade de prévio agendamento, para garantir o ágil atendimento da advocacia. A ferramenta é um pleito da OAB/SC atendido pelo CNJ. 

O texto é da Assessoria de Comunicação da OAB/SC