A implantação do “Balcão Virtual”, uma espécie de atendimento imediato via chat, online, sem necessidade de prévio agendamento, para garantir o ágil atendimento da advocacia catarinense em cada vara das Justiças Federal, Estadual e do Trabalho, é o mais recente e importante pleito da OAB/SC aos Tribunais.

Após a implantação de importantes avanços como a Central de Atendimento Eletrônico da Advocacia, a sustentação oral virtual em tempo real, a OAB/SC, buscando garantir o pleno exercício profissional, em tempos de pandemia, enviou ofícios nesse sentido ao TJSC, TRT12 e ao TRF4, requerendo a implantação do projeto “Balcão Virtual”, modelo esse já executado com êxito na própria Seccional, através da Central de Atendimento, que oferece atendimento online, via chat, para agilizar as demandas cotidianas da advocacia catarinense.

O tema foi trazido pela Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Caroline Rasmussen, e está entre as deliberações do último Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/SC, realizado no mês de dezembro de 2020. O presidente da seccional, Rafael Horn explica que, após alguns relatos de reclamações da advocacia, a OAB/SC realizou um levantamento que verificou dificuldades de atendimento por telefone em algumas varas no Estado durante a pandemia.

Para o dirigente, o “Balcão Virtual” contribuiria para a solução desse problema, garantindo o quase imediato atendimento online das demandas da advocacia junto aos cartórios, sem burocracia e sem necessidade de prévio agendamento, a agilizar também a prestação jurisdicional.

“Ressaltamos que a OAB/SC implantou tecnologia similar na Seccional, para atendimento da classe, e vem recebendo feedback positivo por parte da advocacia catarinense, já que possui baixo custo e garante inclusive uma fila de atendimento online e, principalmente, o acesso sem necessidade de prévio agendamento”, argumenta.

“O Balcão Virtual viria para o aprimorar e contribuir para o aperfeiçoamento da jurisdição”, destaca. “Neste momento de excepcionalidade é necessário que a tecnologia seja utilizada para aproximar a advocacia do sistema de Justiça”, reiterou.

O texto é da Assessoria de Imprensa da OAB/SC

Leia os ofícios na íntegra:

TJSC

TRF4

TRT12