Presidente Rafael de Assis Horn durante a solenidade online – FOTO: OAB/SC, Divulgação

Pela primeira vez em seus 87 anos de história, a  OAB/SC realizou cerimônia de entrega de credenciais para jovens advogados em ambiente totalmente virtual. A cerimônia online foi na segunda-feira (20)

Estiveram presentes, em uma sala online na plataforma GoToMeeting 20 novos jovens advogados, seus familiares; o secretário-geral da entidade, Eduardo de Mello e Souza; o vice-presidente Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) Pedro Cascaes; e o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, que presidiu a solenidade.

O evento, mesmo que virtual, seguiu o modelo do presencial, com juramento e após o compromisso os novos profissionais se tornaram aptos a exercerem a profissão que garante a democracia no país.

Responsável por conduzir o discurso do voto dos profissionais, o secretário-geral da entidade, Eduardo de Mello e Souza, parabenizou os novos colegas por esse instante na atividade da advocacia.

“Nós estamos aqui hoje assumindo um compromisso e talvez um dos momentos mais difíceis dos últimos cem anos, desde a gripe espanhola não havia uma situação tão calamitosa como temos enfrentado. É neste momento difícil que esperamos que nossas estrelas desse momento brilhem mais. Por isso, deixamos toda a OAB/SC disponível para o acesso de vocês”, falou.

Após o compromisso, os novos advogados receberão sua chave de acesso para emissão da identidade profissional digital, disponibilizada pelo Conselho Federal da OAB, através do aplicativo “Carteira Digital da OAB” em dispositivos celulares (AppStore, Playstore).

Em seu pronunciamento final, o presidente da OAB/SC, Rafael de Assis Horn, deu as boas-vindas a todos os novos colegas de profissão e lembrou dos esforços que a instituição tem realizado para garantir os trabalhos mesmo diante dos desafios do isolamento social por conta do Coronavírus.

“A Ordem está vigilante, firme, para amenizar os efeitos dessa pandemia, diante dessa crise sem precedentes, estamos conseguindo manter contato com serviços essenciais para facilitar o exercício da advocacia, essa profissão tão importante. Por isso colocamos a OAB à disposição, principalmente neste momento de crise. Contem conosco e sejam muito felizes. Desejo a todos muita luz e muita inspiração neste começo de carreira”, disse.

Uma das compromissadas, a jovem e agora também advogada, Anelíze da Silva Schwinden, de 22 anos, contou que momento da solenidade representou a efetivação de um sonho, e, igualmente, o início de uma nova fase de crescimento, experiência, evolução jurídica e profissional.

“Neste momento excepcional pelo qual estamos passando, a realização por meio virtual é um tanto quanto inovadora e adequada, prezando pela saúde e bem-estar de todos. Parabenizo a OAB/SC pela iniciativa congruente, bem como pela celeridade no procedimento de cadastro das credenciais”, pontou.

A cerimônia virtual para entrega de credenciais será realizada semanalmente em todo o Estado em diversas subseções, com calendário que logo será disponibilizado.

O texto é da Assessoria de Comunicação da OAB/SC