Para que o exercício da advocacia seja bem-sucedido, além de muito estudo, é indispensável contar com um modelo de gestão. Para além das tradicionais e já consolidadas dinâmicas de trabalho, é interessante conhecer novas formas de organização – ainda mais no contexto da jovem advocacia, onde está em formação uma identidade profissional!

Ainda em 2001, nos EUA, foi publicado um material que impacta a forma de gerir equipes até hoje: o Manifesto Ágil. O documento abordou as melhores práticas de gestão, das mais variadas empresas de tecnologia, e as sintetizou em 12 princípios! Os pilares têm como grande objetivo estimular as equipes a trabalhem de forma cadenciada, evitando a sobreposição de tarefas e fomentando uma cultura organizacional baseada na transparência e diálogo entre os colaboradores.

Se interessou? Pois bem, a gestão ágil se desdobra em diversas metodologias que podem facilmente ser adaptadas ao contexto jurídico e ajudar o jovem advogado a entregar resultados ainda melhores. Vejamos algumas dessas práticas:

Sprint: Uma das sugestões do manifesto ágil é a divisão do trabalho em etapas/fases. Cada uma das fases possui um tempo definido, que pode ser um ciclo com duração de uma semana, duas semanas ou um mês (varia conforme o contexto). Essa divisão permite que a equipe trabalhe com ritmo e evita períodos de sobrecarga, seguidos por momentos de ociosidade. No longo prazo, o ritmo de trabalho é que diferencia um escritório produtivo de um com baixa produtividade.

Daily: Reunião diária curta (10 – 15min) com o objetivo de compartilhar o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho a ser realizado. Idealmente, são realizadas no próprio ambiente de trabalho, na parte da manhã, para ajudar a estabelecer as prioridades do dia de trabalho. Pode ser feita de forma presencial ou remota. Importantíssimo frisar que a Daily não deve ser usada como uma reunião para resolução de problemas. Estas devem ser tratadas, em separado, pelos envolvidos diretamente com a sua solução.

Gestão à vista: Por meio de padrões visuais claros e de fácil entendimento as principais informações são colocadas à vista de todos da equipe. O intuito ao disponibilizar os dados de forma visual é favorecer a tomada de decisões prévias, minimizar problemas e evitar que se percam prazos ou datas importantes. Uma forma fácil de implementar essa metodologia é fixar um quadro branco na parede e fazer nele as anotações com canetas de cores variadas.

Kanban: Ferramenta de gestão de tarefas da Sprint, tem origem no modelo Toyotista de produção. Consiste em um quadro com colunas de “a fazer”, “em execução” e “feito”. Cada coluna conta com cartões (post-it) que identificam 1 única tarefa. Os cartões geralmente são diferenciados por um sistema de cores que podem indicar quem é o responsável pela tarefa, qual nível de prioridade ou o tipo de tarefa, dependendo do que a equipe acordar. Os principais benefícios de adotar o Kanban são conseguir medir o fluxo de entregas, gerenciamento de tarefas (o que vem antes, depois, impeditivos) e limitar a quantidade de trabalho (por indivíduo, tipo ou fase de execução). Uma solução para quem trabalha com equipe pequenas (ou grandes) é utilizar Kanbans virtuais, disponibilizados gratuitamente em diversas plataformas.

Essas, e outras, metodologias podem – e devem, ser usadas em prol da prática jurídica, em especial à jovem advocacia. Bem verdade, que a rotina de quem está iniciando a carreira é cercada de incertezas e, não poucas vezes, é acompanhada de um orçamento enxuto. Ressalto porém, como uma entusiasta dos métodos, que o investimento financeiro para implementar a cultura ágil é mínimo e pontual.

Já os benefícios, da mudança, esses são percebidos desde o primeiro dia! Mas, é no longo prazo que os impactos se tornam ainda mais relevantes, resultando em: uma equipe saudável e producente, clientes satisfeitos com serviços prestados e um escritório bem posicionado no mercado em que atua.

Espero ter ajudado você, advogada e advogado, com essa breve exposição sobre os modelos ágeis de gestão a encarar sob uma nova perspectiva a atribulada rotina de um escritório. Agradeço atenção e coloco-me à disposição para dialogar com os colegas 🙂