Por Isaac Kofi Medeiros*
Especial para o JusCatarina

 

Fundação e I Encontro da Alumni ‘32,  Associação dos Egressos da Faculdade de Direito de SC

Nesta quarta-feira (08/11), ocorreu o evento comemorativo de fundação e I Encontro da Alumni ‘32,  Associação dos Egressos da Faculdade de Direito de Santa Catarina. A confraternização, realizada no histórico Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, foi prestigiado por cerca de 150 pessoas, entre egressos do curso, professores, acadêmicos e demais personalidades da comunidade jurídica catarinense.

A Alumni ‘32 é fundada no mesmo ano em que a Faculdade de Direito completa 85 anos de história e prepara-se para comemorar o centenário da instituição. Justamente por isso é que a associação foi batizada em alusão e homenagem ao ano de fundação da faculdade, 1932.

Para Ubaldo Balthazar, reitor pro tempore da UFSC e professor da Faculdade, a Alumni inicia seus trabalhos não apenas apoiada, mas amplamente integrada pelo Centro de Ciências Jurídicas, considerando sua importância para a excelência da Universidade e do Curso de Direito.

Em seu discurso, o presidente da Associação, o professor e egresso Bernardo Wildi Lins, destacou o esforço empreendido no processo da fundação da Alumni ‘32, capitaneado por egressos de diferentes gerações, e convidou os demais associados a construírem os próximos passos da Associação. O egresso destacou ainda os quatro pilares da Alumni ‘32 – acadêmico, histórico, social e filantrópico:
“A Alumni tem quatro diretrizes fundamentais que a associação tem que fazer valer. A valorização da academia, a promoção do resgate histórico da Faculdade de Direito, a integração e trocas de experiências entre diferentes gerações de egressos e o suporte à faculdade”, disse o professor ao discursar no encerramento da comemoração.

Coube ao presidente da Fundação Catarinense de Cultura e ex-reitor Rodolfo Pinto da Luz descrever passo a passo a trajetória histórica da Faculdade de Direito, relembrando velhas histórias que marcaram diferentes gerações que passaram pelos bancos da instituição.

“A nossa Faculdade de Direito começou no Instituto Politécnico de Florianópolis, ali que foram feitas as primeiras reuniões com José Boiteux. Logo em seguida foi alugado o prédio da Rua Felipe Schmidt, onde também funcionava a Alfaiataria do Didico”, disse Pinto da Luz, fazendo menção a uma conhecida anedota em que um velho escrivão da cidade, ao passar pela fachada da nova sede da Faculdade de Direito, teria dito jocosamente que o Didico montara uma alfaiataria no ponto mais caro da cidade. O conto é relatado no portal online da Associação, disponível no link http://alumni32.com.br/resgate-historico/.

O evento foi ainda marcado por emocionante homenagem, pelas palavras do Prof. Dr. José Isaac Pilati, ao reitor e professor do Centro de Ciências Jurídicas, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, cuja trágica morte no mês passado chocou a comunidade catarinense e todo o País. “O curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina tem a alma de José Boiteux e toda a história da instituição está na sua fundação. Se nós olharmos, Luiz Carlos Cancellier de Olivo tinha o mesmo perfil, de ter no curso de Direito e na Universidade uma dimensão social”, destacou Pilati aos egressos que acompanhavam a cerimônia.

 

Placa em homenagem ao Professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo

A Faculdade de Direito de Santa Catarina foi fundada no dia 11 de fevereiro de 1932 e é uma das instituições de ensino mais antigas do País. Atualmente a Faculdade funciona no Centro deCiências Jurídicas (CCJ) da UFSC e congrega projetos acadêmicos diversos, tais como grupos de pesquisa e extensão, empresa júnior, sociedade de debates, além do histórico Centro Acadêmico XI de Fevereiro, o CAXIF, também batizado em homenagem à data da fundação da Faculdade.

Já passaram pela Faculdade, entre alunos e professores, muitos personagens marcantes do meio jurídico e político do estado, entre eles magistrados, promotores, procuradores, advogados, parlamentares, até mesmo Governadores do Estado e um Presidente da República.

*Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.

0