Por Arthur Bobsin
Especial para o JusCatarina

Nos últimos dias 19 e 20 de outubro ocorreu em Balneário Camboriú o I Encontro Regional Sul da Jovem Advocacia, que reuniu cerca de quarenta palestrantes de todo o Brasil, prestigiado por quase 400 advogados.

A cerimônia contou com a presença do Vice-Presidente do Conselho Federal da OAB, Luís Cláudio Chaves, representando o Presidente Cláudio Lamachia, bem como pelos representantes das seções dos estado do Sul, Paulo Brincas, presidente da OAB/SC, José Augusto Noronha, presidente da OAB/PR, Antônio Zanette, presidente da Comissão Especial do Jovem Advogado da OAB/RS, entre outras autoridades.

“Triste é o país que precisa de 1.050.000 advogados”. Assim começou o discurso do Dr. José Augusto Noronha, representando o estado do PR, ressaltando o grande número de advogados e de faculdades de direito que o país possui. Na verdade, este ponto foi reafirmado repetidas vezes, tanto pelos representantes dos demais estados, como os de SC.

A responsável pela organização, Clarissa Medeiros, presidente OAB/SC Jovem, em sua fala de abertura destacou que o encontro é um marco no país, isso porque pela primeira vez reuniu lideranças e jovem advogados do Sul do país, o que mostra a força dos jovens no país.

O encontro regional foi marcado por exposições envolvendo empreendedorismo, inovação tecnológica, perspectivas para o futuro, mercado de trabalho, enfim, todo o evento foi meticulosamente planejado para dar suporte e demonstrar aos jovens advogados como construir uma trajetória de sucesso.

Dentre muitos pontos altos do encontro, lembra-se da demonstração realizada pela Dr. Juliana Foggaça do novo sistema de peticionamento por meio do “Cofre Virtual”, que permite o peticionamento “via nuvem”, onde não se faz necessário a presença do token, mas mesmo assim o documento é assinado digitalmente, garantindo a autenticidade do sistema. Para demonstrar o novo sistema a presidente da Comissão de Inclusão Digital peticionou, às 20h37, através de seu celular, demonstrando a facilidade e agilidade que nos aguarda.

Ao longo de todo o dia 20, 16 palestras aconteceram em duas salas, o que permitiu uma maior abrangência de temas, proporcionando ao congressista uma escolha daquele que melhor se adeque ao seu interesse. Mais uma vez, a organização do evento acertou no planejamento.

O encerramento das duas noites não poderia ser diferente. Os já consagrados, Dr. Pedro Miranda de Oliveira, noite do dia 19 acompanhado do Dr. Antônio Zanette comentaram os aspectos controvertidos do Código de Processo Civil.

Na noite final, os Dr. Marcus Vinícius Motter Borges e Dr. Eduardo Mello e Souza receberam o Dr. Daniel Mitidieiro, que, além de uma palestra, brindou o público com uma verdadeira aula sobre o dever de fundamentação das decisões judiciais.

Sem dúvidas o evento foi impecável. Não é fácil organizar dois dias de painéis, com palestrantes vindo de todo o Brasil. Toda a comissão organizadora merece os parabéns. A jovem advocacia deu um grande passo no último final de semana e, sem rodeios, a “culpa” é do I Encontro Regional Sul da Jovem Advocacia.

Arthur Bobsin é advogado do Escritório Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araujo Advocacia

Foto: Assessoria de Comunicação da OAB/SC

0