Já está em funcionamento o Disque Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Por meio do telefone 0800 647 3888, os eleitores poderão agendar o atendimento para realizar seu cadastramento biométrico. Embora o agendamento seja a prioridade do serviço, também poderão ser solucionadas outras dúvidas sobre a biometria em geral.

O horário de atendimento do Disque Eleitor é de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Vale lembrar que o agendamento http://www.tre-sc.jus.br/site/eleitores/agendamento-de-atendimento/index.html também pode ser efetuado pelo site do TRE-SC.

No site podem ser consultadas, ainda, informações diversas, tais como municípios onde está ocorrendo revisão de eleitorado, prazos, documentos necessários para realizar o cadastramento, transferência de município, entre outras informações.

Em Santa Catarina, 43 municípios estão passando por revisão de eleitorado e, nessas cidades, o comparecimento dos eleitores é obrigatório. O eleitor que não comparecer no prazo estipulado poderá ter seu título eleitoral cancelado e, consequentemente, também o seu CPF, além de estar sujeito a uma série de outras sanções.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. A tecnologia foi implementada na Justiça Eleitoral com o objetivo de prevenir fraudes e tornar as eleições brasileiras ainda mais seguras, uma vez que a identificação biométrica torna inviável que um eleitor tente se passar por outro no momento da votação.

As informações são da Assessoria de Comunicação Social do TRE/SC.

0